sábado, 8 de junho de 2013

Milionário dá 754 mil euros a quem resolver equação


Milionário dá 754 mil euros a quem resolver equação 

O milionário Andrew Beal está a oferecer cerca de 754 mil euros a quem conseguir resolver um mistério matemático com mais de 350 anos, conhecido como “Último Teorema de Fermat”, que o norte-americano está a tentar resolver há décadas.

Este é um desafio que tem despertado a curiosidade de matemáticos desde o século XVII. Também Andrew Beal, apaixonado pela matemática, tem tentado encontrar a solução para o problema através de uma série de construções de algarismos e, inclusive, através de sistemas de programação que o próprio desenvolveu em conjunto com um colega.

Já em 1997 este banqueiro norte-americano tinha oferecido um prémio de 378 mil euros a quem conseguisse resolver o problema. Mas uma vez que, até agora, ninguém encontrou, Beal decidiu reforçar o desafio.

O objetivo é “inspirar as mentes jovens a refletir sobre a questão e torná-las mais interessadas no estudo da matemática”, afirma o milionário citado pela American Mathmatical Society em comunicado de imprensa.

Andrew Beal é um milionário do Texas que ocupa o 43º lugar da lista dos mais ricos dos Estados Unidos, da revista americana Forbes, com uma fortuna avaliada em mais de 8 mil milhões de dólares.

Sem comentários: